GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A Revolução Cultural Chinesa teve fim com a morte de Mao Tsé-tung. As mudanças que se seguiram incluíram, desde o início, a aproximação com os Estados Unidos da América. A respeito desse período leia as frases que seguem abaixo da foto do líder comunista, e some os números correspondentes às corretas.

Mao Tsé-tung, na fundação da República Popular da China, em 1949.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:China,_Mao_(2).jpg, acessado em 12/08/2011.


(01)   As mudanças que aconteceram após a morte de Mao incluíam uma relativa liberdade de produção agrícola. As comunas populares foram extintas e cada família passou a cultivar a terra da forma como desejasse, recebendo subsídios governamentais.

(02) O governo, nessa época, permitiu o surgimento de empresas mistas, para atrair capital estrangeiro. A mão de obra barata, disciplinada e relativamente qualificada foi a receita para a indústria competitiva que surgia. As desigualdades sociais foram acentuadas.

(04) O grande trunfo da China competitiva está na informação e na informatização. Como a maior parte dos camponeses vive na cidade, o investimento em educação objetiva o abastecimento das zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico.

(08) Uma das dificuldades enfrentadas pela China no comércio internacional está no fato de que o país não participa de nenhum organismo ou Instituição internacional. Desta forma sua competitividade é ameaçada diante, especialmente, dos demais países emergentes.

(16) Apesar da abertura econômica e da implantação das zonas econômicas exclusivas ou especiais, atualmente ainda é o Estado chinês quem emprega a maior parte dos trabalhadores, pois a maior parte das empresas da China ainda pertence ao governo.

A soma dos números correspondentes às sentenças corretas é igual a:


24


23


20


19


27

As cidades caracterizam a sociedade contemporânea. Elas são a maior expressão de organização do mundo moderno e sobre elas sociedades inteiras constroem seus cotidianos, seus lugares.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I- A cidade também é natureza transformada pelo homem, em que as paisagens naturais recebem uma ordenação diferente da que originalmente existente.  

Porque

II- A interferência do homem na natureza em tempo nenhum, causa transtornos ou danos que refletem no espaço urbano.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições falsas. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

A China é um país de contrastes. A Revolução Cultural desencadeada por Mao Tsé-tung mudou radicalmente o país. O chamado “comunismo” chinês investiu pesado na indústria bélica e em obras de infraestrutura, movimentados pela abundante mão de obra do país e a grande disponibilidade de recursos minerais e energéticos.

Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a China, leia as alternativas dispostas abaixo da imagem e julgue-as como corretas (C) e incorretas (I):

(  ) A Revolução Cultural Chinesa representou uma resposta ao autoritarismo dos antigos imperadores. A ideia era revolucionar, de fato, a cultura, para que o país recuperasse a liberdade de expressão, perdida durante o Império.

(  )   A Revolução Chinesa de 1949 seguiu os moldes da antiga União Soviética. O poder político deveria, portanto, ser centralizado, controlado pelo Partido Comunista Chinês. Mao Tsé-tung foi o líder máximo da Revolução Chinesa.

(  ) Apesar do investimento da China comunista na indústria, o país sofreu dos mesmos soviéticos de baixa produtividade e qualidade da produção, concentração dos investimentos no setor belicista e a burocratização do setor, dentre outros.

(  ) Já em 1970 a China era um país urbanizado. Desta forma, como a produção agrícola tendia è redução constante, o governo instituiu uma norma para que toda a produção tivesse origem na mão de obra familiar e fosse entregue ao Estado.

(  ) Na China o camponês sempre foi necessitado. A ausência total de iniciativa privada no campo reduziu a competitividade do setor, resultando em grande escassez alimentícia no país, já que sua população é a maior do mundo.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


I, C, C, I, I.


I, C, I, I, I.


I, I, C, I, I.


I, C, C, I, C.


C, C, C, I, I.

Para entender a população mundial em seus diversos aspectos é necessário investigar o passado para analisar o presente. Considerando os primórdios da população mundial analise as afirmativas abaixo:

I - Os grupos populacionais começam a aumentar a partir do momento que os homens passam da condição de caçadores e coletores para grupos agrícolas.

II - O funcionamento no grupo partia de uma divisão de tarefas em que os homens cuidavam dos animais domesticados e as mulheres caçavam.

III - Mesmo com o avanço da medicina, organização social e desenvolvimento tecnológico a expectativa de vida da população não aumentou.

É correto apenas o que se afirma em:


II.


I e III.


I.


III.


II e III.

Atualmente a Terra possui uma população humana com aproximadamente 7 bilhões de habitantes. O crescimento populacional no mundo se deve a diversos fatores históricos e sociais, e a quantidade de indivíduos no nosso planeta tende a aumentar ainda mais no século XXI. De acordo com tais informações e seus estudos sobre o crescimento populacional, assinale nas alternativas a seguir V para verdadeiras e F para falsas.

(  ) Um dos elementos que estimularam o crescimento populacional é o avanço tecnológico, inclusive na área da saúde (medicina).

(  ) Um fator importante para o crescimento da população sobretudo após o século XIX é o acelerado processo de urbanização.

(  ) O crescimento populacional no mundo se deve exclusivamente à diminuição da mortalidade infantil em todas as áreas do globo em função do desenvolvimento tecnológico e social.

(  ) Um fator determinante para o crescimento da população humana foi o abandono do nomadismo e o desenvolvimento de técnicas de cultivo e domesticação de animais.

(  ) Não há comprovação de aumento considerável no número de pessoas no mundo a partir de meados do século XIX.

 A sequência correta está contida em:


F, F, V, F, V.


 V, V, V, F, F.


V, V, F, V, F


F, V, F, F, V.


V, F, V, F, F.

Vimos em nossos estudos que as concentrações populacionais na América do Norte, em especial nos EUA, não se comparam às concentrações em regiões do continente asiático, como a China e a Índia. Aliás, a Ásia abriga mais de 60% da população mundial. Sobre a China é correto afirmar:


A industrialização na China se efetiva com grandes vínculos comunistas, uma vez que se associa ao processo de modernização pela abertura de sua economia, porém os lucros das empresas não podem sair do país.


Apesar do crescimento das empresas privadas nas zonas econômicas especiais e do aumento da presença do capital estrangeiro, a maior parte das indústrias chinesas ainda pertence ao Estado.


Na China há grande disparidade entre a população do campo e da cidade. No campo a qualidade de vida é muito melhor, pois a população está distante das fábricas poluidoras. Isso contribui com a redução da mortalidade infantil. 


No final dos anos 1970 foram criadas as comunas agrícolas populares, comunidades pertencentes ao Estado onde cada família deve cultivar a terra de acordo com as necessidades da Nação, além de entregar ao Estado parte da produção.


A China é um país de contrastes. Essa república adota dois sistemas econômicos: o comunista e o socialista. Esses dois modelos econômicos são comandados pelo Partido Socialista Chinês.

Vimos em nossos estudos que a formação e a distribuição da população no globo são desiguais, tanto por aspectos naturais, quanto por motivos histórico-culturais. A respeito desse assunto, leia e julgue as assertivas abaixo:

(  ) Apesar de extremamente geladas as regiões árticas da Terra abarcam um povoamento permanente, composto pelas tribos de pescadores esquimós e os pastores nômades da tundra.

(  ) As regiões da zona temperada do hemisfério Norte congregam quase metade dos habitantes da terra. Tal povoamento corresponde ao setor de desenvolvimento e expansão da economia de sociedades industriais.

( ) Fatores históricos como a Revolução Industrial, as grandes guerras e a constante migração, tiveram enorme participação para a maior concentração populacional em áreas temperadas.

(  ) Grande densidade de concentrações populacionais do mundo estão nos continentes asiático e africano, além da América do Sul, tal concentração se dá dentre outros motivos, pela falta de políticas públicas que diminuam ou evitem os altos índices de natalidade.

 

 A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


V, V, F, V.


F, F, V, F.


F, V, V, V.


V, F, F, F.


V, V, V, F.

Os processos migratórios são relevantes não somente para a concentração populacional em determinada região, mas também, para o seu crescimento. Considerando os tipos de migrações e seus conceitos analise as afirmativas abaixo:

I- O deslocamento individual ou de um grupo de pessoas de um lugar para outro, é denominado de migração.

II- As migrações podem ser externas, que ocorrem de um país para o outro e as migrações internas ocorrem dentro do mesmo país.

III- As migrações populacionais sempre são motivadas por questões econômicas.

IV- Emigrante e imigrante são termos diferentes, mas que definem a mesma situação a saída de alguém da sua terra natal.

É correto o que se afirma em:


III, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

Êxodo rural é definido como o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Ao analisar as cidades percebe-se que sua produção está atrelada às mudanças tecnológicas no campo. A respeito desse assunto analise as afirmativas abaixo.

I-  A urbanização se realizou pelo fenômeno do êxodo rural, promovido pela modernização agrícola da década de 1950.

II- O êxodo rural foi responsável por fornecer mão de obra para as indústrias urbanas e garantir um exército de reserva.

III- O crescimento das cidades, quando não é planejado é acompanhado de uma série de problemas que inviabiliza a qualidade de vida.

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas.

O Índice de Desenvolvimento Humano é um dos indicadores mais confiáveis para a avaliação da qualidade de vida de uma população. Ainda assim, quando se diz, por exemplo, que o IDH de um país é alto, não significa que toda a população deste país viva de acordo o indicador. Com base em nossos estudos sobre IDH, assinale a alternativa CORRETA.


A maior parte dos países que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano –IDH- considerado baixo se localiza na Europa Ocidental, América do Norte e Oceania.


Há poucos países na lista dos que apresentam elevado Índice de Desenvolvimento Humano. São assim considerados vinte e dois países que têm IDH acima de 0,5.


O Índice de Desenvolvimento Humano –IDH- é uma medida que varia entre zero (0) e dez (10). Os países mais desenvolvidos do mundo como Austrália e Noruega, se aproximam do IDH 10.   


O IDH é calculado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu cálculo se baseia em três variáveis relacionadas à saúde, educação e renda.  


O Brasil está entre os países que apresentam os piores indicadores sociais do mundo. O histórico de colonização ajuda a compreender a atual colocação do país.

Páginas: 123456